Quais os cuidados você deve ter ao alugar um imóvel?

July 20, 2016

No Brasil muitas pessoas vivem de aluguel e é normal surgirem dúvidas à respeito dessa prática, tanto por parte dos proprietários, quanto por parte dos inquilinos. O primeiro passo é escolher uma imobiliária, ou até mesmo a região que se deseja morar e pesquisar bastante as ofertas de imóveis disponíveis;

 

 em seguida, após escolhido o imóvel, analisar qual a melhor opção de garantia (fiador, seguro fiança, caução, título de capitalização).

 

Geralmente os contratos de locação tem vigência mínima de 30 meses, com direito a renovação, mas esse prazo pode ser refeito amigavelmente entre as partes. Os reajustes de alugueis são feitos anualmente na maioria das vezes, com base no índice fixado no contrato.

 

Os proprietários tem como obrigação entregar o imóvel em boas condições de uso, ou seja, com peças sanitárias, sem vazamentos graves, sem infiltrações ou mofo que tragam risco à saúde e fornecer uma discrição minuciosa da moradia. No caso dos inquilinos, as obrigações estão em fazer o pagamento do aluguel sem atraso, além do seguro-fiança, caso tenha sido contratado, no momento da saída, entregar o imóvel da forma como o recebeu (a maioria das imobiliárias exige a pintura de todas as paredes), é importante avisar o proprietário com 30 dias de antecedência antes da desocupação do imóvel.O locatário deve cuidar do imóvel com responsabilidade e, se for residencial, nunca usá-lo para fins comerciais e vice-versa.

 

É importante que ambas as partes, locador e locatário, tenham o conhecimento prévio da Lei 8.245/91, ou Lei do Inquilinato, é essa a lei que rege os direitos e deveres de cada um.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Seja você também um bom vizinho

July 11, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes